quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bem-vindos! Uma breve introdução...


Você sabe o que seu pet está comendo?
a
petproductexpert.com 

(Informações para contato no final do post!)


Eu e milhares de adeptos da alimentação caseira sabemos! E por isso convido a vocês a entender o que nos levou a procurar outras opções de alimentação para nossos pets e a refletir sobre a importância da saúde e da prevenção.

“Prevenção”? Eu vacino, vermifugo, compro a ração mais cara - o que mais posso fazer?

É pra isso mesmo que serve esse blog! Estou aqui para  tirar dúvidas, informar, divulgar, recomendar e aconselhar sobre hábitos que poderão gerar mais saúde e bem estar para seu pet!

E o que significa prevenção?

Um exemplo prático é pensar nos nossos próprios hábitos alimentares.



Quem nunca trocou uma refeição balanceada e fresca por um salgado, sanduíche, ou processado? Que apesar de estarem longe de serem alimentos de qualidade, não deixam ninguém doente no curto prazo. A vida moderna é assim - a pressa é constante e a necessidade da praticidade acaba falando mais alto. No entanto, é esperado que se continuarmos com esses hábitos alimentares, haverá prejuízos à nossa saúde.

blossom on a tree


Por este motivo nutricionistas vivem recomendando hábitos alimentares mais saudáveis como uma forma de prevenção. Seria de se esperar então que uma alimentação fresca isenta de aditivos e comprovadamente mais saudável deveria proteger o organismo como um todo, mais do que um alimento processado que precisa de aditivos para aumentar seu tempo em prateleira.

Petbarn


Essa lógica também pode ser aplicada de certa forma aos cães e gatos. 


Porque esperar até que o animal mostre sinais de doença para pensar em uma alimentação mais saudável, quando além de tudo ela pode ser mais barata?  

Prevenção é a resposta

Sobre a autora: 



Meu nome é Sonali Ribeiro, sou médica veterinária apaixonada por animais e trabalho com medicina preventiva. Acredito que cães e gatos podem se beneficiar muito de uma nutrição fresca e balanceada, assim como também da aplicação de protocolos profiláticos menos intensos e mais personalizados. 

Em meados de 2007,  enquanto pesquisava sobre raças de cachorros para comprar, me deparei com uma informação que me intrigou muito:

"Você sabe o que seu pet está comendo? Você acredita que a melhor alimentação e a mais saudável está num produto super-processado do qual seus ingredientes você não tem como atestar a qualidade? Reflita novamente e abrace a saúde do seu amigo!"

Como veterinária recém formada naquela época, aquilo me provocou uma série de reações que me levaram não só a questionar sobre alimentação, como também a muitas outras medidas profiláticas que tomamos para à "promoção de saúde".  

- Porque é que os pets precisam tomar 10-15 vacinas (a V10 tem 10 antígenos diferentes) anualmente e nós humanos não? E gatos que vivem em apartamento e nunca saem na rua, porque é que são vacinados com o mesmo protocolo? E as mais frequêntes alergias e reações pós-vacinais?


- Vocês sabiam que o protocolo vacinal no exterior é outro - mais atualizado? Vacinação é importantíssimo, mas quando adequadamente aplicadas, geram proteção por muito mais que um ano. 


- Porque é que não existem os "recalls" (recolhimento) de produtos pets com a mesma frequência que existe lá fora? Será nossa indústria tão "infálivel" assim, ou será que não temos o mesmo incentivo a lutar pelos nossos direitos? (Sim, eu já abri um saco de ração super-premium completamente mofado).



- Porque vermifugar quando meu animal não sai a rua?

- Porque é que dentes cobertos em tártaro passou a ser considerado algo “normal” e remoção cirúrgica um procedimento tão corriqueiro?


- Porque é que nutricionistas humanos vivem recomendado alimentação menos processada e mais fresca e a única alimentação freqüentemente recomendada para pets é só a industrializada?

- Porque é que têm tantos carboidratos na ração felina quando os gatos são carnívoros obrigatórios? E infecções urinárias, insuficiência renal, porque é tão comum em gatos?

- Porque cada vez mais os pets estão chegando a obesidade?

Mundo Animalia

- Porque cálculo renal é uma condição tão freqüente em pets? E infecções crônicas como cistites, otites e artrites?

- Porque animais cada vez mais jovens estão com tumores e doenças metabólicas como o diabetes?

- Porque os animais estão cada vez mais alérgicos e intolerântes a alimentos?


Symara Rillo DVM

- O uso indiscriminado de corticóides, antiinflamatórios é realmente necessário para qualquer condição clínica? E é inofensivo?

O que está acontecendo?!

Que a domesticação trouxe muitos benefícios para os animais, não há dúvidas! E os animais estão vivendo mais, mas e a qualidade de vida? Cada vez pior...

Decidi mudar, crescer, evoluir - mas com um objetivo muito claro em mente:

PREVENÇÃO e PROMOÇÃO DE SAÚDE! 

- Estudei muito, importei mais de 20 livros, me informei, me eduquei.  

- Decidi adotar um amigo ao invés de comprar. 

Cuca


Hoje tenho dois cães e três gatos: Cuca e Lolão minhas cachorras muito doidas e meigas; Mixu, Pimbão e Biscatina, meus gatinhos sapecas e carinhosos.





Todos são vira-latas com histórias tristes mas que tiveram um final muito feliz! Especialmente para mim e para meu marido!
Lolão





E com tantos bichos em casa, decidi convertê-los em animais naturebas!


Alimentação natural, vacinação com protocolos mais atualizados, vermifugação e uso de anti-pulgas com critério, alopatia quando for necessário.  Passei a usar a Homeopatia e a Nutrologia em conjunto com a alopatia. 

Biscatina

E com todas estas mudanças muitos benefícios foram sendo observados - a Cuca por exemplo, foi adotada com recorrentes otites e forte alergia a picada de pulga (DAP), com o pêlo feio e falho, feridas de tanto se coçar e totalmente insensível a anti-histamínicos, antibióticos e outros remédios usados na alopatia. 




Depois da "conversão" nunca mais apresentou problemas dermatológicos e anti-pulgas? Só quando eu as levo à praias sujinhas! :)
Pimbão


Cuca hoje tem uma pelagem linda e brilhosa! A turma toda apresentou a mesma melhora - dentes cada vez mais limpos e sem tártaro, otites? Sumiram.  Todos mantém o peso ideal e ninguém passa fome e a massa magra? Bem aparente - a galerinha aqui em casa é bem musculosa!  


Mixu

Meus dois cães e três gatos nunca ficaram doentes e sempre que surge alguma indisposição, não dura mais de 1 dia com ajuda só de iogurte pra restaurar a flora intestinal.





Isso é milagre? Não! 


Quando você respeita a natureza do animal você promove saúde!

Mas o que significa promover saúde?!

Fortalecer o sistema imune! Pensar em medidas que muitas vezes não damos tanta importância. Exercícios físicos regulares - independente do porte do animal! Banho de sol, alimentação fresca e nutritiva, água filtrada, ambiente sem estresse, relação saudável com o dono e com os demais animais com quem convivem. 


- É pensar no animal como um todo e como um individuo com necessidades particulares e não como mais um dentro de um grupo. 

Quando o animal tem um sistema imunológico fortalecido, ele é menos suscetível a infecções e tira de letra todos os inimigos da sua saúde. E  mesmo na eventualidade de adoecer, ele estará mais apto a se recuperar!


Mas como se pratica essa medicina preventiva? 

Perguntando, questionando. Existe uma necessidade muito grande por educação, informação, divulgação. 


Quando você vai ao médico e ele lhe receita um milhão de medicamentos estranhos, você não pergunta para o que servem? Ou você toma sem questionar?

Questionar não necessariamente significa contestar o conhecimento do profissional em questão.  Significa também esclarecer uma dúvida, entender a situação clínica e conseqüentemente se envolver mais.

Como veterinária e também como dona de 5 pets, sinto que existe uma necessidade muito grande de fortalecer o vínculo que existe entre o veterinário e o dono de pet. Acredito que os dois só tem a ganhar com isso.  
Nós, donos de pets amamos demais os nossos amigos e queremos vê-los saudáveis e felizes! Mas freqüentemente por falta de informação não nos damos conta de que as vezes “muito cuidado” é cuidado demais!

Cuca e Lolão na praia
E por este motivo e pela paixão que tenho pelos animais é que direcionei minha profissão para o lado preventivo. Então meu objetivo como Médica Veterinária é ajudar os donos dos meus pacientes e que amam muito seus pets à promover saúde e bem estar ao invés de me procurarem somente quando os seus pets adoecem.

Pimbão e Biscatina tirando o cochilo


E através deste blog, gostaria de passar pra vocês um pouco da minha experiência e divulgar sobre novidades que demoram um pouco mais a chegar ao Brasil. Quero informar, educar, tirar dúvidas e recomendar alternativas mais saudáveis que poderão trazer mais saúde e vitalidade para seus pets também!


Gostou? Quer saber mais sobre minha consulta? Mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo?

Me mande um email! Terei um enorme prazer em bater um papo sobre como tornar o seu bichano em um 
pet natureba!

sonalirebelo@gmail.com

Mixu
Se você não mora no Rio ou em São Paulo e tem dúvidas, me mande um email também! 













Espero que gostem! 











Um forte abraço a todos e obrigada por visitar!
Enhanced by Zemanta

4 comentários:

  1. Oi Sonali! Meu nome é Flavia, sou Veterinária e amiga da Fernanda Paiva *noiva do Romulo*. Ela me deu seus contatos e estou achando muito interessante acompanhar seu blog e seu twitter! Parabéns pelo trabalho que você desenvolveu e segue com nossos queridos irmãos animais!! beijo grande
    Flavia Graça Melo

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia!

    Obrigada pelo seu comentário e também pelo apoio!

    Infelizmente no Brasil ainda estamos engatinhando com a medicina veterinária preventiva, mas é so insistindo que chegamos lá né?

    Muito obrigada pelo seu interesse e também por acompanhar meu twitter. Fiquei super feliz!

    Beijo grande e vamos combinar de nos conhecer já que temos amigos em comúm! Que legal! :)

    ResponderExcluir
  3. Sol, amei o blog.
    Parabéns!!!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir