terça-feira, 14 de junho de 2011

Para donos de pets: Dieta caseira terapêutica x Ração terapêutica


 Nutrição e o Animal Doente


Porque uma dieta caseira terapêutica pode ser melhor que a ração terapêutica industrializada para seu pet?


Quando um animal adoece, pouca atenção é direcionada à sua alimentação. Contudo, é necessário saber que uma alimentação adequada possui papel essencial dentro do protocolo de tratamento clínico.
O protocolo observado nestes casos em geral inclui a administração de alguma ração  terapêutica industrial que mais se enquadra à situação do animal doente, mas esta solução nem sempre é a mais adequada.
Primeiramente, as rações terapêuticas industriais são formuladas para uma única condição clínica. Quando deparado com um animal cardíaco com cálculos urinários por exemplo, o veterinário precisa decidir se prescreve uma ração de cardíacos, com maior índice de proteína que propicia a formação de alguns tipos de cálculo, ou uma ração para cálculo urinário, com excesso de sal que aumenta a pressão arterial.
Em segundo lugar, nem todas as enfermidades apresentam uma ração terapêutica industrial adequada (como câncer ou insuficiência pancreática exócrina, para citar algumas). Nestas condições o animal recebe indicação da ração industrial mais próxima de sua condição, mas não necessariamente adequada.
Finalmente, as rações terapêuticas industriais precisam se manter em condições adequadas de consumo e elevar sua vida em prateleira, bem como manter sua atratividade aos animais apesar das restrições alimentares.  Para tal, se utilizam de diversos corantes, aromatizantes e conservantes, longe do ideal para um animal enfermo.
A solução para esta situação, que vem sendo adotada por muitos veterinários e donos de pets no exterior já há alguns anos, é a dieta caseira customizada.
Através do cuidadoso estudo da condição clínica do animal na consulta veterinária, é possível prescrever uma dieta fresca, balanceada, rica em nutrientes, sem conservantes ou aditivos, e feita especialmente para suas necessidades. Tudo isso por uma fração do custo de uma ração terapêutica industrial, e qualidade dos ingredientes muito superior, afinal são escolhidos por você!


A Nutrição e a Nutrologia Veterinária também têm atuação dentro da Medicina Preventiva. Dietas caseiras para animais saudáveis em diferentes fases da vida, assim como para atletas e reprodutores promove benefícios observados a partir de uma melhora da saúde geral, pelagem saudável e brilhosa, redução de gordura corporal e aumento de massa muscular, disposição física e bem estar mental.

Um forte abraço a todos e muito obrigada pela visita!

4 comentários:

  1. Oi Sonali, tudo bem? sou zootecnista, nutricionista de cães e gatos. Achei bem interessante seu texto, mas igual aos outros profissionais que escrevem sobre a AN, dizendo maravilhas da AN e detonando os alimentos industriais.
    A AN pode ser uma ótima opção para a alimentação de cães e gatos e de animais enfermos, mas com grandes ressalvas e preocupações! Formulo dietas com base na AN e sou adepto também.
    Temos que mostrar aos donos de cães e gatos que a AN é uma boa opção, mas não a única e que sua formulação não é nada facil e seu preparo muito menos. Seu armazenamento também não é fácil também e é bem mais complicado armazenar uma dieta AN, para que ela se mantenha em condições para o consumo. O uso de conservantes, palatabilizantes naturais é uma ótima, até mesmo a AN conta com esses ingredientes, como o sal, ervas. Muitos conservantes, aromatizantes que são utilizados em alimentos industriais passam por vários testes e pesquisas antes de serem utilizados. Temos que lembrar que devemos informar as pessoas dos pós e contra de todo e qualquer tipo de aliemnto e não falar somente maravilhas de uma só.
    Você pode me passar a fonte bibliográfica que diz que alimentos industriais para cães cardiácos possuem maior teor de proteína e que proteínas em excesso causam calculos? pois ate onde eu sei, isso ainda não foi comprovado e me envie também a fonte de que esses alimentos possuem excesso de sal.
    atenciosamente

    ResponderExcluir
  2. Olá João Marcelo, obrigada pelo seu interesse.

    Para dietas terapêuticas, tema do texto do seu comentário, eu na verdade não falo sobre Alimentação Natural (AN). Para cães doentes não costumo indicar a AN a não ser que seja por preferência do dono do animal e adequada para o quadro clínico em questão, o que nem sempre é o caso. Se você prestar atenção, estou na verdade falando sobre o porquê da superioridade da dieta caseira terapêutica comparada com a ração terapêutica.

    Eu não elaborei uma lista sobre os contras da AN, ou de qualquer alimentação fresca, porque acredito que estes não passam de DESAFIOS inerentes a tudo que é novo. E por este motivo, a minha postura como médica-veterinária é orientar e ajudar os responsáveis pelos meus pacientes a criar soluções para estes desafios. Concordo que para se oferecer uma dieta caseira balanceada existe uma curva de aprendizado, mas a minha experiência vem me mostrando que com orientação adequada, boa vontade e incentivo todos costumam tirar de letra e ficam satisfeitos por ter optado por esta mudança.

    Quanto a qualidade das rações, bem… esta é uma questão de opinião e valores. Para mim um alimento processado não conseguiria jamais ser superior, ou se quer se igualar a um alimento fresco balanceado. Mas existem sim algumas rações bacanas, como as sem grãos, sem transgênicos, entre outras que tentam respeitar dentro do possível a natureza de animais carnívoros, mas infelizmente estas ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro, torço para que este panorama mude e, quando isso acontecer, certamente divulgarei sobre estas qualidades, mas até que este dia chegue reservo minhas recomendações para o que acredito realmente ajudará a otimizar a saúde dos animais.

    Por questões éticas não vou citar marcas, mas a melhor maneira de vc verificar as informações nutricionais entre as rações terapêuticas citadas é pesquisando diretamente ao rótulo. Lá estão estas informações que você me pediu sobre valor de proteínas e sódio. Outra informação que você poderá pesquisar é a formação de oxalato de cálcio por excesso de sódio, proteínas, cálcio e oxalatos especialmente em animais suscetíveis (pela baixa produção de nefrocalcina que inibiria sua formação na urina). O que não quer dizer que estes animais deverão ter suas proteínas restritas, mas podem se beneficiar de uma dieta mais neutra se adequadamente formulada. Esta é uma rotina que observo com muita frequência entre meus pacientes, especialmente em animais de raças pequenas.

    Espero ter respondido a todas suas dúvidas! Obrigada por visitar, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. OLá, tenho um gato com problemas de cálculos renais.... qual seria a deita caseira mais adequada para ele? tem 10 aninhos e passou por maus momentos, mas está se recuperando.

    ResponderExcluir
  4. Olá, me mande um email para sonali@tnpets.com.br e envio informações sobre meu acompanhamento nutricional. ;)

    ResponderExcluir