terça-feira, 14 de junho de 2011

Para donos de pets: Dieta caseira terapêutica x Ração terapêutica


 Nutrição e o Animal Doente


Porque uma dieta caseira terapêutica pode ser melhor que a ração terapêutica industrializada para seu pet?


Quando um animal adoece, pouca atenção é direcionada à sua alimentação. Contudo, é necessário saber que uma alimentação adequada possui papel essencial dentro do protocolo de tratamento clínico.
O protocolo observado nestes casos em geral inclui a administração de alguma ração  terapêutica industrial que mais se enquadra à situação do animal doente, mas esta solução nem sempre é a mais adequada.
Primeiramente, as rações terapêuticas industriais são formuladas para uma única condição clínica. Quando deparado com um animal cardíaco com cálculos urinários por exemplo, o veterinário precisa decidir se prescreve uma ração de cardíacos, com maior índice de proteína que propicia a formação de alguns tipos de cálculo, ou uma ração para cálculo urinário, com excesso de sal que aumenta a pressão arterial.
Em segundo lugar, nem todas as enfermidades apresentam uma ração terapêutica industrial adequada (como câncer ou insuficiência pancreática exócrina, para citar algumas). Nestas condições o animal recebe indicação da ração industrial mais próxima de sua condição, mas não necessariamente adequada.
Finalmente, as rações terapêuticas industriais precisam se manter em condições adequadas de consumo e elevar sua vida em prateleira, bem como manter sua atratividade aos animais apesar das restrições alimentares.  Para tal, se utilizam de diversos corantes, aromatizantes e conservantes, longe do ideal para um animal enfermo.
A solução para esta situação, que vem sendo adotada por muitos veterinários e donos de pets no exterior já há alguns anos, é a dieta caseira customizada.
Através do cuidadoso estudo da condição clínica do animal na consulta veterinária, é possível prescrever uma dieta fresca, balanceada, rica em nutrientes, sem conservantes ou aditivos, e feita especialmente para suas necessidades. Tudo isso por uma fração do custo de uma ração terapêutica industrial, e qualidade dos ingredientes muito superior, afinal são escolhidos por você!


A Nutrição e a Nutrologia Veterinária também têm atuação dentro da Medicina Preventiva. Dietas caseiras para animais saudáveis em diferentes fases da vida, assim como para atletas e reprodutores promove benefícios observados a partir de uma melhora da saúde geral, pelagem saudável e brilhosa, redução de gordura corporal e aumento de massa muscular, disposição física e bem estar mental.

Um forte abraço a todos e muito obrigada pela visita!